Inglaterra 0 x 1 Australia



Mais uma Copa do Mundo longe do Brasil. Desta vez, na terra que inventou o futebol, esperava um pouco mais de animação do que na Austrália de doze anos atrás, quando meus colegas perguntavam “Copa do quê?” enquanto eu, eufórica, tentava explicar o motivo do meu atraso na aula de Física, o broche com a bandeira do Brasil na lapela – infração máxima ao uniforme – e a importância que aquele chute para fora do Baggio tinha para a história do meu País.

Há dez minutos a Inglaterra marcou o segundo gol sobre Trinidad e Tobago, garantindo a vaga na segunda fase da Copa. Na rua de casa a vida segue normalmente. Movimento usual nos cafés, lojas e no ponto de ônibus. Dezenas de pedestres e motoristas, aproveitando a rara tarde de sol, aparentemente alheios à vitória sofrida do time nacional. Nenhum grito de gol, nenhuma buzina comemorativa, nenhuma manifestação. Nada!

Tenho certeza de que até na Austrália, onde em 1994 futebol era um esporte tão negligenciado, que meus colegas não sabiam nem quem era Pelé, as comemorações pós-vitória estão sendo mais enfáticas que aqui, berço do esporte. Só vamos torcer para que eles não tenham motivo para fazê-lo no próximo domingo.

6 comments:

  1. Anonymous said...

    Oi Ana Lúcia!

    Pelo que vc escreveu, acho que vc está certa. Aqui na Austrália os Ozzies estão se esbaldando de comemorar, não se fala outra coisa no trabalho, nas ruas, etc. Ainda mais depois da fantástica vitória sobre o Japão. Nas ruas de Melbourne e Sydney foi um carnaval só, apesar do horário da partida (terminou às 3 da manhã de terça e foi feriado segunda). E agora todos aqui estão ansiosos para a próxima partida, que é contra o nosso querido Brasil.
    Parabéns pelo seu blog, sempre que tenho um tempinho, dou pulo aqui para ler. Você escreve muito bem!
    Ainda me lembro quando estudamos inglês juntos no CCAA, éramos uns 4 ou 5 alunos, vc se lembra?
    Quando eu voltar para a Bélgica em 1 ano e meio, podemos marcar de nos encontrar, Londres ou Bruxelas, a minha esposa trabalha na Belgian Railways, conseguimos sempre bons preços no Eurostar...
    Grande abraço!

    Ricardo  

  2. Anonymous said...

    Oi Ana Lúcia,
    Fiquei impressionada com esse relato sobre o comportamento dos ingleses nesse mundial.
    Deus do céu, se eu morasse ai morreria louca, ainda mais eu que sofro por toda e qualquer competição.
    Beijos  

  3. Anonymous said...

    O futebol foi inventado na africa onde tribos jogavam com as cabecas de pessoas mortas, as regras foram se aperfeicoando com o tempo na inglaterra...  

  4. Michelle said...
    This comment has been removed by a blog administrator.
  5. Michelle said...

    Oi Ana Lúcia, sou amiga da Dani e achei o seu blog pelo dela, sou de Vargem também, e conheço o Hermeti e toda a familia dele desde que sou bemmm pequena.

    Achei muito bacana seu blog, você escreve muito bem. Parabéns e muitas felicidades para vocês dois.

    Beijos.  

  6. Anonymous said...

    Oi Ana, que legal o que vc escreveu em compensação aqui no Brasil, acho que só faltou um atentado contra a seleção toda, somos "pouco" fanáticos, hahahaha
    beijos
    Ana Paula  


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.